domingo, 19 de julho de 2009

Caturra

Nome Inglês:
Cockatiel
Nome Latim:
Nymphicus hollandicus
Origem:
Australia
Características:
A caturra é uma das aves mais criadas no mundo, é a menor da familia das cacatuas, é muito inteligente, e se for criada à mão torna-se muito docil, aprendendo a assobiar e algumas até a falar, quando criadas à mão tornam-se muito mansas, sendo considerado um excelente animal de estimação para crianças por se tornarem muito doceis.
Tamanho:
35 cm
Peso:
Cerca de 100 g
Dimorfismo sexual:
Os Machos possuem a cor facial mais intensa e a cauda sem riscas, as fêmeas apresentam riscas na cauda e a cor da facial menos viva. Atenção que todas as caturras jovens apresentam essas mesmas riscas.
Habitat natural:
Savanas, pradarias, perto da água, zonas de mato.
Modo de vida:
Na natureza reproduz-se nas épocas das chuvas quando os alimentos são mais abundantes, faz seu ninho em buracos já existentes nas árvores, geralmente em eucaliptos proximos de água.
Alimentação:
Alimenta-se de sementes, frutos e insectos. Ao contrario dos outros Psitacideos, que preferem o topo das arvores, costumam-se alimentar no chão.
Comportamento:
Extremamente pacífica e docil, seja com outras aves ou mesmo com seres humanos. Ela não é nada agressiva e se o viveiro não for muito pequeno, convive bem, inclusive com aves menores.
Criação:
Em cativeiro, a reprodução ocorre o ano todo e é muito facil. A postura é em média de 3 a 5 ovos, a incubação dura de 18 a 22 dias, e os pais alimentam os filhotes por 4 a 5 semanas.
Variedades:
Canela, Cara Branca, Fulvo, Lutino, Cinza, Perola, Arlequim, Platinum, Prata Recessivo, Prata dominante e Oliva ou Esmeralda.
Particularidades:
O macho tem maior facilidade em aprender a assobiar e a repetir algumas palavras.
Longevidade:
Pode atingir os 20 anos com uma dieta cuidada.