domingo, 12 de julho de 2009

Agapornis Personata ou Inseparável de Máscara

Nome em Latim:
Agapornis personata.
Nome Inglês:
Masked Lovebird
Origem:
Nordeste da Tanzânia, Nairobi e Quénia, Dar es Salaam e Mombaça. Foi descoberto em 1793 e trazido para a Europa por volta de 1860.
Características:
O mais colorido de todos os Agapornis: cabeça quase preta ou castanho-escuro, olhos envolvidos por um círculo branco sobressaindo da cabeça, peito amarelo vivo, resto do corpo verde com penas sobre-caudais azuis. Bico vermelho. Os filhotes apresentam cores mais pálidas do que nos adultos, principalmente na cabeça, e marcas escuras no bico.
Comprimento total e peso:
15cm e 48 a 55g.
Dimorfismo sexual:
Não há diferença aparente. (Os machos e as fêmeas têm a mesma cor, embora o tom um pouco mais desvanecido da cor da cabeça indique normalmente que se trata de uma fêmea.)
Habitat natural:
Na folhagem das acácias e dos embondeiros, nas estepes com árvores isoladas, e nas pradarias até uma altitude de 1700 m.
Modo de vida:
Normalmente em colónias. Acasalam de Março a Agosto. Nidificam em troncos ocos dos embondeiros e ninhos abandonados de andorinhão. Preferem o córtex para a construção dos seus ninhos. Estes, normalmente são perfeitos, tapados e cobertos.
Alimentação:
Sementes de relva e de plantas e invadem milheirais e searas.
Comportamento:
Temperamento manso, mas preferem a companhia dos da sua espécie.
Criação:
Mais difícil do que a dos Roseicollis. Em viveiros ou em gaiolas.
Postura:
4 a 6 ovos, por vezes mais.
Incubação:
21-22 dias. As crias abandonam os ninhos aos 40 dias. A plumagem das crias é mais baça e a base da mandíbula superior é negra.
Cor definitiva da plumagem:
Por volta dos 6 meses. O macho alimenta as crias desde o primeiro dia.