domingo, 11 de outubro de 2009

PERDIZ DA CALIFÓRNIA - Lophortyx californicus



DIMENSÃO Aproximadamente 24 a 25 centímetros
DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS Os machos desta atraente espécie de perdiz possuem marcas pretas e brancas no pescoço, que as fêmeas não possuem. Além disso, a crista do macho é preta e comprida, ao passo que a da fêmea é curta e castanha.
CARACTERÍSTICAS SOCIAIS Estas aves quase não causam problemas às outra aves que vivam no viveiro, embora se criem melhor juntamente com outras espécies de maior porte. É recomendável manter um macho entre várias fêmeas.
ALOJAMENTO As perdizes da Califórnia devem ser, preferencialmente, criadas num viveiro amplo e cheio de plantas. As aves são muito sensíveis à humidade e seguramente apreciam que o seu alojamento seja (parcialmente) coberto.
TEMPERATURA AMBIENTE Em princípio, esta espécie pode ser criada num viveiro ao ar livre ao longo de todo o ano, desde que as aves possam recolher a um abrigo nocturno que as proteja da geada, livre de corrente de ar e isento de humidade.
ALIMENTAÇÃO Uma mistura de semente de viveiro, com um suplemento de verdura, insetos vivos e alimento para aves para fins genéricos, mantém estas aves em boa condição física. O ideal é ração para perdiz, mas 'ainda' não está disponível em toda a parte. No viveiro, deve sempre haver areia, para que as aves possam comer o máximo possível.
ACTIVIDADES A perdiz da Califórnia vivem em parte no chão, que esgravatam à procura de alimentos. No entanto, são capazes de voar e podem encontrar-se habitualmente em lugares altos. À noite, procuram um poiso alto e abrigado para poderem passar a noite, o que, por vezes, perturba as outras aves do viveiro. Gostam de tomar banhos de areia.
CRIAÇÃO Esta espécie de perdiz é extremamente produtiva quanto ao número de avos que põe – é perfeitamente normal por mais de 20 ovos. Pode incubá-los numa incubadora. Os ovos com a cor azul pálida e manchas acastanhadas estalam ao fim de 18 a 23 dias, aproximadamente. As crias devem ser mantidas sob o calor de uma lâmpada, com alimento especial para codorna jovens, uma mistura geral de alimento para aves e alguns insectos esmagados. A água deve ser dada, de preferencia, em pratos rasos, para garantir que as crias não morrem afogadas, devendo ser substituídos varias vezes por dia. A temperatura pode ser descida gradualmente, para que as crias se habituem à temperatura ambiente ao fim de quatro a cinco semanas, após as quais podem ser alojadas ao ar livre.